• Conheça o Acordo de Bolonha

     

    O Processo de Bolonha pretende criar no espaço europeu um sistema de graus comparável e facilmente compreensível por todos.

     

    A Declaração de Bolonha tem como objetivo tornar inteligíveis e comparáveis as formações ministradas no ensino superior nos diversos países que a subscreveram.
    Subscrita em 1999 por 29 estados europeus (hoje, 45 estados europeus já a subscreveram), visa à constituição, até o final do presente ano, do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). Esse espaço deverá ser caracterizado globalmente pelo seguinte:
    Um sistema comparável e compatível de graus acadêmicos;
    Dois ciclos de estudo de pré-doutoramento;
    Sistema de créditos;
    Suplemento ao diploma.
    Pretende-se, com isso, promover a dimensão europeia do ensino superior, a mobilidade e a cooperação, em particular nos domínios da avaliação e da qualidade, e tornar, assim, o Espaço Europeu de Ensino Superior mais competitivo e coeso.
    Os graus acadêmicos e diplomas obtidos são automaticamente reconhecidos em todos os estados aderentes, facilitando, dessa forma, o reconhecimento das qualificações e a mobilidade das pessoas.
    Já agora, chama-se Processo de Bolonha ao conjunto de iniciativas que resultam da Declaração de Bolonha visando a sua implementação.
    Aderir à Declaração de Bolonha não significa retirar um ou dois anos aos cursos de licenciatura que havia, ou transformar os antigos bacharelatos em licenciaturas e as licenciaturas em mestrados.
    O Processo de Bolonha significa reorganizar o processo formativo em torno de novos valores: as competências e não só os conteúdos, a aprendizagem e não simplesmente o ensino, a participação e o envolvimento de todos os agentes implicados e não apenas a participação de professores nas aulas e de estudantes no estudo e nos exames.
    As ferramentas desenvolvidas, ECTS e Suplemento ao Diploma, também farão com que se encare a formação obtida num sentido diferente: a preocupação com o grau acadêmico, o título, será substituída pela preocupação com os conhecimentos e as competências obtidas, verdadeiras razões de ser dos processos de ensino/aprendizagem.

     

    Clique nos links e conheça os países participantes:

     


    Albânia

     

    Irlanda

     

    Alemanha

    Islândia

     

    Andorra

    Itália

     

    Antiga República Jugoslava da Macedónia

    Letónia

     

    Arménia

    Liechtenstein

     

    Áustria

    Lituânia

     

    Azerbaijão

    Luxemburgo

     

    Bélgica FlandresValónia

    Malta

      Bósnia-Herzegovina
    Federação da Bósnia-Herzegovina
    República de Srpska

    Moldávia

     

    Bulgária

    Noruega

     

    Chipre

    Polónia

     

    Croácia

    Portugal

     

    Dinamarca

    Reino Unido

     

    Eslovénia

    República Checa

     

    Espanha

    República Eslovaca

     

    Estónia

    Roménia

     

    Federação Russa

    Sérvia e Montenegro

     

    Finlândia

    Suécia

     

    França

    suica Suiça

     

    Geórgia

    Turquia

     

    Grécia

    Ucrânia

     

    holandaHolanda

    vaticanoVaticano

     

    Hungria

    Comissão Europeia

     

     

 

 

 

Tags: Mestrado em Portugal, Graduação, Mestrado e Doutorado em Portugal, Luso Brasil Acadêmico localizado em Lisboa, Portugal, especializados na colocação de candidatos em Universidades e Faculdades em Portugal. O LBA Luso Brasil Acadêmico convida-te a Estudar num dos melhores sistemas de ensino em Portugal. Colocações e/ou Transferêcias em Licenciatura, Graduação, Bacharelado, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Mestrado em Portugal, Graduação em Portugal, Universidades em Portugal Medicina em Portugal