Um dos principais fatores que fazem os brasileiros sair do Brasil é a questão da segurança pública. E por essa mesma questão, Portugal é o destino de muitas dessas pessoas, pois é um dos países mais seguros da Europa, tanto no que diz respeito aos crimes violentos, quanto a crimes de menor gravidade.
Existem vários fatores que são apontados por especialistas para isso. O país ser pequeno contribui bastante. Logo, torna-se mais fácil instalar políticas públicas de segurança pública universais. Além disso, a questão cultural também deve ser levada em consideração.
Outro fator que pode ser mencionado está na própria arquitetura tradicional portuguesa, que permite uma completa visibilidade das ruas a partir das edificações, evitando assim as ruas desertas muito comuns pelo Brasil.
Todas essas características levam Portugal a ser um dos países mais seguros da Europa, fato que é corroborado por números. Segundo dados do Índice Global da Paz de 2021, Portugal é o terceiro país mais seguro da Europa, atrás apenas da Islândia, uma pequena ilha do norte da Europa com apenas 300 mil habitantes, e da Dinamarca.
E no mundo inteiro, Portugal se encontra atrás apenas da Nova Zelândia, Islândia e Dinamarca. Ou seja, é o quarto país mais seguro do mundo! Quem busca segurança, o país é a escolha certa.
A segurança pública no país é dividida entre diferentes tipos: segurança nacional (GRN – Guarda Nacional Republicana), PSP (Policia de Segurança Pública) e PJ (Polícia Judiciária). Cada uma destas apresenta funções e objetivos distintos, a fim de otimizar a manutenção da segurança.