LusoBrasilAcadêmico

  1. Home
  2. /
  3. Specific Recognition of Diploma in Health

É inquestionável que os profissionais da saúde são sempre uma parte essencial da força de trabalho de qualquer sociedade. 

E, Portugal, diante da crescente demanda por profissionais, é um dos países europeus que mais está aberto a trabalhadores com formação nas variadas áreas dos cuidados com a saúde.

É cada vez mais comum o exercício destas atividades por colegas estrangeiros, em sua maioria  profissionais vindos do Brasil, mas também africanos lusófonos e hispano-americanos.

ReconhecimentoDiplomaSaúde

Os principais motivos da busca por Portugal como destino principal são:

  • Oportunidades de maior remuneração 
  • Melhores condições de trabalho
  • Oportunidades de carreira 
  • Sistema de saúde com melhores recursos 
  • Fornecimento de educação pós-básica
  • Estabilidade política e econômica 
  • Oportunidades de viagens no âmbito do desenvolvimento e melhoramento profissional
  • Ajuda no trabalho

Por outro lado, como é expectável, há formalidades a cumprir e exigências, às vezes rigorosas, que são determinadas pelas autoridades educacionais, governamentais e das próprias ordens profissionais do País de acolhimento para a completa integração destes trabalhadores.

Assim, o conteúdo desta página se destina a oferecer informação útil, preliminar e sintetizada aos profissionais que desejam iniciar os trâmites processuais necessários ao Reconhecimento Específico de Diploma em Saúde.

Oferecemos assessoria qualificada, elaborada  individualmente a estes profissionaisConsulte-nos.

A fase inicial do processo é a candidatura.

A candidatura se dá com o preenchimento e submissão de um formulário online que se encontra na plataforma da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), onde haverá necessidade de fornecer diversos dados pessoais e acadêmicos do requerente, além da indicação de uma Universidade ou Instituto Politécnico onde se pretende solicitar o reconhecimento específico do diploma. 

Em seguida, o requerente deverá anexar todos os documentos necessários ao processo, que devem ser acompanhados pela Apostila de Haia, e que estão listados abaixo.

Poderá consultar aqui os cartórios credenciados que apostilam documentos pela Convenção de Haia no Brasil.

  1. Cópia das páginas principais do passaporte do cidadão não europeu ou um documento de identificação civil para os candidatos com nacionalidade europeia, alguns exemplos: Cartão de Cidadão português, Carta d´Identità italiana ou DNI espanhol.
  2. Diploma do curso superior com o número do registro e/ou grau averbado no verso do documento. 

Aos recém-formados, bastará o certificado de conclusão do curso.

  1. Histórico escolar contendo as disciplinas, carga horária e o coeficiente de rendimento global (média final do curso) com a indicação da escala utilizada para a atribuição das notas

Na falta do coeficiente de rendimento global com escala, a IES responsável pela emissão do histórico escolar poderá declarar a informação.

  1. Conteúdo programático de cada disciplina, assinado e carimbado por página pela instituição de ensino superior de origem.

Para mais informações sobre procedimentos e documentos específicos, clique logo abaixo no curso do seu interesse:

Para mais informações sobre procedimentos e documentos específicos aos demais cursos na área da saúde, consulte aqui.

Entre em contato conosco para mais informações!

Você também poderá ver…