Erasmos+

Já imaginou estudar em Portugal e também fazer parte de um programa de intercâmbio em outra Universidade europeia?

Bem-vindo ao Erasmus +

Quais são os objetivos do programa Erasmus + ?

O Programa Erasmus + tem como objetivo geral apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior. 

Sobre os objetivos do programa:

1 – Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade; 
2 – Reforçar a realização pessoal, a coesão social e a cidadania ativa; 
3 – Promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade;
4 – Promover a aprendizagem e a diversidade das línguas.

E sim, poderá haver bolsas para este programa de mobilidade!

Funciona da seguinte forma. 

As bolsas de mobilidade são disponibilizadas para as Universidades e Institutos Politécnicos, sendo administradas por uma Agência Nacional Europeia, que possui a responsabilidade da gestão global dos fundos comunitários.

Mas atenção, as bolsas Erasmus + destinam-se, única e exclusivamente, a cobrir as despesas de mobilidade não a totalidade dos custos inerentes aos estudos no estrangeiro. 

Isto é, visam apenas cobrir as despesas extraordinárias decorrentes do período de estudos no estrangeiro e não abrangem despesas extras que os estudantes normalmente possuem no estabelecimento de origem. 

Ser aluno Erasmus + não implica, necessariamente, ter uma bolsa de mobilidade, sendo que as verbas outorgadas variam anualmente, de acordo com a distribuição comunitária de fundos para esta sub-ação. 

No entanto, dificilmente as instituições de origem deixam de conceder bolsas aos alunos. É que dependendo do custo de vida do país de destino, a bolsa poderá ser maior ou menor.

Quem pode participar do programa Erasmus + ?

Podem candidatar-se ao Programa Erasmus +  e às respectivas bolsas, todos os estudantes que estejam matriculados numa instituição de ensino superior em Portugal e que tenham obtido nos seus estudos um mínimo de 60 ECTS (European credit transfer system). Ou seja, um ano letivo com aproveitamento em todas as disciplinas.

Quem pode participar do programa Erasmus + ?

Podem candidatar-se ao Programa Erasmus +  e às respectivas bolsas, todos os estudantes que estejam matriculados numa instituição de ensino superior em Portugal e que tenham obtido nos seus estudos um mínimo de 60 ECTS (European credit transfer system). Ou seja, um ano letivo com aproveitamento em todas as disciplinas.

Sobre o tempo da mobilidade

O estudante poderá usufruir uma única vez da mobilidade Erasmus + para um período de estudos mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses. A duração mais usual é de um ano letivo (período máximo). Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Como se dá a escolha dos alunos para o programa Erasmus + ?

A classificação dos candidatos por ordem decrescente servirá para efeitos de atribuição de vagas nas Universidades de acolhimento e também para a atribuição de bolsas.

Terá como fatores base:

1 – menor número de disciplinas em atraso; 
2 – melhor média das classificações obtidas até ao ano letivo anterior à data da candidatura.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Quais são os países de destino para onde o aluno poderá viajar?

Participam do programa Erasmus + todos os países que compõem a União Europeia:

Bélgica, Bulgária, Rep. Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Holanda, Áustria, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia, mais Macedônia, Sérvia, Islândia, Noruega, Turquia e Liechtenstein.

Como a LBA pode ajudar você a participar do programa?

Alguns integrantes da nossa equipe formados em Relações Internacionais têm experiência na orientação do aluno no que diz respeito à escolha pelo País e Universidade de acolhimento, levando em consideração as suas aspirações acadêmicas, profissionais, culturais e linguísticas. 

Auxiliam também na organização da documentação necessária para a candidatura, e, durante o programa, representam o aluno junto da secretaria da sua instituição de origem em Portugal.

Caso queira saber mais sobre o nosso apoio, entre em contato!

 
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp!