LusoBrasilAcadêmico

Já imaginou estudar em Portugal e também fazer parte de um programa de intercâmbio em outra Universidade europeia?

BlogErasmus

Bem-vindo ao Erasmus +

Quais são os objetivos do programa Erasmus + ?

O Programa Erasmus + tem como objetivo geral apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior. 

Sobre os objetivos do programa:

1 – Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade; 
2 – Reforçar a realização pessoal, a coesão social e a cidadania ativa; 
3 – Promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade;
4 – Promover a aprendizagem e a diversidade das línguas.

E sim, poderá haver bolsas para este programa de mobilidade!

Funciona da seguinte forma. 

As bolsas de mobilidade são disponibilizadas para as Universidades e Institutos Politécnicos, sendo administradas por uma Agência Nacional Europeia, que possui a responsabilidade da gestão global dos fundos comunitários.

Mas atenção, as bolsas Erasmus + destinam-se, única e exclusivamente, a cobrir as despesas de mobilidade não a totalidade dos custos inerentes aos estudos no estrangeiro. 

Isto é, visam apenas cobrir as despesas extraordinárias decorrentes do período de estudos no estrangeiro e não abrangem despesas extras que os estudantes normalmente possuem no estabelecimento de origem. 

Ser aluno Erasmus + não implica, necessariamente, ter uma bolsa de mobilidade, sendo que as verbas outorgadas variam anualmente, de acordo com a distribuição comunitária de fundos para esta sub-ação. 

No entanto, dificilmente as instituições de origem deixam de conceder bolsas aos alunos. É que dependendo do custo de vida do país de destino, a bolsa poderá ser maior ou menor.

Quem pode participar do programa Erasmus + ?

Podem candidatar-se ao Programa Erasmus +  e às respectivas bolsas, todos os estudantes que estejam matriculados numa instituição de ensino superior em Portugal e que tenham obtido nos seus estudos um mínimo de 60 ECTS (European credit transfer system). Ou seja, um ano letivo com aproveitamento em todas as disciplinas.

Sobre o tempo da mobilidade

O estudante poderá usufruir uma única vez da mobilidade Erasmus + para um período de estudos mínimo de 3 meses e máximo de 12 meses. A duração mais usual é de um ano letivo (período máximo). 

Como se dá a escolha dos alunos para o programa Erasmus + ?

A classificação dos candidatos por ordem decrescente servirá para efeitos de atribuição de vagas nas Universidades de acolhimento e também para a atribuição de bolsas.

Terá como fatores base:

1 – menor número de disciplinas em atraso; 
2 – melhor média das classificações obtidas até ao ano letivo anterior à data da candidatura.

Quais são os países de destino para onde o aluno poderá viajar?

Participam do programa Erasmus + todos os países que compõem a União Europeia:

Bélgica, Bulgária, Rep. Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Estónia, Irlanda, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Malta, Holanda, Áustria, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Finlândia e Suécia, mais Macedônia, Sérvia, Islândia, Noruega, Turquia e Liechtenstein.

Como a LBA pode ajudar você a participar do programa?

Alguns integrantes da nossa equipe formados em Relações Internacionais têm experiência na orientação do aluno no que diz respeito à escolha pelo País e Universidade de acolhimento, levando em consideração as suas aspirações acadêmicas, profissionais, culturais e linguísticas. 

Auxiliam também na organização da documentação necessária para a candidatura, e, durante o programa, representam o aluno junto da secretaria da sua instituição de origem em Portugal.

Caso queira saber mais sobre o nosso apoio, entre em contato!

VEJA TAMBÉM

Estudante Dupla Nacionalidade

2 de fevereiro de 2022

Erasmus+

3 de março de 2022