LusoBrasilAcadêmico

  1. Home
  2. /
  3. Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira. Ela pertence à Região Autónoma da Madeira e está localizada a sudoeste da costa portuguesa, no oceano Atlântico. A capital e maior cidade é a cidade do Funchal.

Além dos atrativos naturais e construções seculares, a região conta com excelentes atrativos a nível da educação superior, como a Universidade da Madeira (pública), a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e o Instituto Superior de Administração e Línguas (ambas privadas).

Com a finalidade de apresentar melhor a localidade para você, e indicar porque você deve considerá-la na sua escolha, elaboramos esta página. Boa leitura!

Por que estudar na Ilha da Madeira?

O grande receio de quem decide estudar em Portugal é ir para uma região com poucos atrativos. Esse medo não ocorre com quem escolhe a Ilha da Madeira, pois esta é uma região turística. Assim, vários empreendimentos como bares, boates, restaurantes e similares se fazem presente em toda a ilha, o que não deixa com que a vida se torne monótona nessa região autônoma. E isso sem falar nas belas paisagens naturais presentes, com a flora nativa bastante exótica e as formações geológicas bastante particulares. Como exemplo de paisagem e passeio, podemos citar a Ponta de São Lourenço, Baía de Machico e o Porto da Cruz. Para quem não abre mão de um espaço verde de qualidade, não poderíamos deixar de citar o Parque Natural da Madeira. Essa atmosfera torna toda a Região Autónoma da Ilha da Madeira um local ideal para a prática de diversas atividades, como parapente, surf e outras modalidades de esportes aquáticos.

A partir de diversos pontos dos centros urbanos, é possível obter uma vista privilegiada do oceano Atlântico e das cidades que compõem a Ilha da Madeira, como a partir do teleférico do monte, largo das cruzes, entre outros. E isso sem falar em aspectos históricos e culturais.

A ocupação lusitana na região data do século XIV e criou assim uma peculiar cultura portuguesa, que reverbera na música, no teatro, na dança, na gastronomia, etc.

Clima

Falar sobre o clima na Ilha da Madeira é fundamental, sobretudo para aqueles que têm grande resistência a temperaturas mais amenas. Isso acontece pois o clima na região é bem mais quente que em outras regiões portuguesas no continente.
A média de temperatura anual é 20º C e a variação de temperatura entre inverno e verão não é tão elevada, dado que características como maritimidade e baixa altitude garantem uma baixa amplitude térmica.

Ou seja, a Ilha da Madeira é o local ideal para quem tem problemas para se adaptar a um clima muito diferente do tropical.

Alimentação

Por estar no meio do oceano Atlântico, os principais pratos da gastronomia na Ilha da Madeira, naturalmente, são peixes e frutos do mar. Contudo, isso não exclui pratos de carne bovina e suína.

Com relação aos valores, a alimentação na Ilha da Madeira segue a média das outras regiões portuguesas: boa e barata. É possível fazer refeições populares por preços módicos de 8 euros. Esse valor é ainda mais baixo para estudantes que fazem suas refeições em uma cantina estudantil, particularmente se o estabelecimento pertencer à rede pública do ensino superior.

Por exemplo, o custo de uma refeição completa na Universidade da Madeira é de apenas 2,76 euros.

Não deixe de provar!

Bolo de Mel

Bolo do caco (pão)

Lapas (molusco) grelhadas

Alojamento

Os preços para alugar quarto em apartamento compartilhado variam de 190 euros a 350 euros nas cidades da Ilha da Madeira. Contudo, é possível obter valores mais em conta nos alojamentos da Universidade da Madeira. Mas para concorrer a uma vaga nestes alojamentos é necessário ser aluno bolsista e se inscrever num processo seletivo.

Transporte

A Ilha da Madeira passou, nos últimos anos, por uma intensa mudança e modernização em sua rede de transportes. Dispõe de vários modais de transporte, como teleféricos e ônibus. Há também uma boa infraestrutura para quem deseja exercer suas atividades a pé ou de bicicleta, embora a existência de ladeiras possa ser uma barreira. O passe mensal de transporte varia de 30 euros a 40 euros.

Onde estudar na Ilha da Madeira?

A principal opção é a Universidade da Madeira (pública). Foi criada na década de 1980 e se divide nos seguintes núcleos: Faculdade de Artes e Humanidades, Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Ciências da Vida, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologias e Gestão. Conta com 21 cursos de licenciatura, 21 mestrados, 8 programas de doutoramento, 2 pós-graduações e 13 cursos técnicos profissionais.

Há também a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny e o Instituto Superior de Administração e Línguas (ambas privadas). A primeira disponibiliza apenas o curso em enfermagem, enquanto o ISAL oferece cursos em Gestão de Empresas e Turismo.

O que estudar na Ilha da Madeira?

Não deixe de conhecer!

Piscinas Naturais Velhas

Monte Palace Madeira

Mercado dos Lavradores

Jardim Botânico da Madeira

Acredita que estudar na Ilha da Madeira é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Faro

Açores