Já pensou no profissional que você quer ser? Que tal engenheiro aeroespacial, administrador ou advogado?
Graduar-se em Portugal é um desejo de muitos estudantes estrangeiros, e motivos para isso não faltam!
Além disso, a ótima relação diplomática que existe entre Brasil e Portugal também facilita o processo de aquisição do visto e a permanência do estudante brasileiro nas terras lusitanas. Agora, resta apenas saber como as coisas funcionam.
Então, continue lendo.
Antes de mais, é preciso esclarecer a estrutura do sistema de ensino superior português, que é composto por 3 ciclos principais. São eles:
Confira aqui o Organograma do Ensino Superior português.
Como o conteúdo desta página é dedicado à licenciatura, focaremos em detalhar apenas este primeiro ciclo com algumas informações adicionais sobre o mestrado integrado.
Em Portugal, a graduação é conhecida pelo nome de licenciatura.
Assim como acontece no Brasil, o estudante pode fazer um curso de licenciatura em Universidades públicas ou privadas. Mas, nas terras lusitanas, esta formação acadêmica também é oferecida pelos Institutos Politécnicos, que são exclusivamente públicos.
No geral, o plano de estudos das Universidades é o mesmo dos Institutos Politécnicos, mas a diferença está na “direcionalidade” do ensino.
Ou seja, nas Universidades o ensino é focado com maior profundidade nas teorias acadêmicas e segue uma linha mais investigativa.
Enquanto isso, nas Instituições Politécnicas, o ensino também versa sobre teorias acadêmicas, mas dá maior ênfase na parte prática do aprendizado.
Em grande parte das Universidades portuguesas os cursos de licenciatura duram, em média, 3 anos letivos. Em formações um pouco mais longas, como as oferecidas pelas Escolas Superiores de Tecnologia da Saúde, que integram os Institutos Politécnicos, cursos como fisioterapia, ciências biomédicas laboratoriais, dietética e nutrição, entre diversos outros, duram 4 anos.
Além da licenciatura, há também o mestrado integrado que corresponde a uma espécie de licenciatura, só que mais longa. Cursos como arquitetura e urbanismo, ciências farmacêuticas, medicina dentária, medicina veterinária e medicina integram o mestrado à licenciatura. A duração costuma variar entre eles. Por exemplo, a duração do mestrado integrado em medicina veterinária é de cinco anos e meio. Enquanto isso, em arquitetura e urbanismo e medicina dentária a duração é de 5 anos. Por sua vez, o curso de medicina dura seis anos. Estes cursos têm necessariamente o mestrado integrado em sua estrutura curricular.
Os cursos de mestrado integrado estão disponíveis somente nas Universidades.
Para quem deseja fazer uma licenciatura ou mestrado integrado em Portugal é interessante saber que não existe um único regime de ingresso.
Ou seja, existem diferentes formas de ingressar nos estabelecimentos portugueses de ensino superior.
No entanto, o candidato estrangeiro deverá estar obrigatoriamente enquadrado no Estatuto do Estudante Internacional.
Todas as Instituições de Ensino Superior exigem o pagamento de uma propina (anuidade), independentemente de serem públicas ou privadas.
O valor para se candidatar a uma vaga pode ir dos vinte euros aos trezentos e cinquenta euros.
No caso da propina, o valor é variável a depender principalmente da instituição onde se pretende estudar.
Mas, no geral, o investimento inicial é a partir dos mil euros anuais, com a possibilidade de faseamento do pagamento em mensalidades.
Poderá consultar toda a documentação necessária na nossa seção de Documentos e Vistos.
Explore o nosso mapa para conhecer um pouco mais sobre as regiões e cidades portuguesas. Através do mapa encontrará informações úteis para o seu dia a dia em cada cidade e os cursos que estão disponíveis lá.
A equipe da LBA está preparada para prestar assessoria qualificada e personalizada, focando nos objetivos acadêmicos do candidato, no seu perfil econômico e nos seus interesses sócio-culturais.
Veja abaixo as dez razões para escolher a LBA!
Ajuda na indicação e reunião dos documentos pessoais e escolares do candidato
Análise documental pré-candidatura* para o(s) curso(s) e universidade(s) de interesse
*Este serviço poderá ser contratado separadamente. Saiba mais aqui
Execução das tarefas relacionadas ao processo da candidatura
Processamento da carta de aceite após admissão universitária
Efetivação da matrícula com apoio na inscrição em disciplinas e turmas
Orientação nos tipos de alojamento e auxílio na escolha de acordo com o perfil do estudante
Apoio no agendamento junto da entidade imigratória
Suporte na obtenção de documentos portugueses, tais como o NIF, número de utente de saúde e outros
Indicação gratuita de instituição bancária com representação em SP, mas com atendimento em todo o Brasil, para abertura de conta
A LBA garante contratualmente a admissão universitária dos seus clientes e compromete-se a reembolsar o investimento do pacote contratado caso não ocorra a aprovação.
*vide detalhadamente as condições contratuais
Entre em contato conosco para mais informações!