LusoBrasilAcadêmico

Lisboa

Capital de Portugal, situada na Região de Lisboa e Vale do Tejo, Lisboa é considerada por muitos como o principal destino para quem deseja estudar ou trabalhar no país. Seja pela qualidade de vida, seja em função das boas opções para educação superior, estudar em Lisboa significa vivenciar uma experiência única em um ambiente acolhedor, repleto de muita história, cultura e lazer. 

Conheça um pouco mais sobre a cidade e entenda porquê ela é considerada um ótimo destino para quem deseja estudar ou trabalhar nela.

Confira:

GrupoEstudantes

Por que estudar em Lisboa?

“Quem nunca viu Lisboa, nunca viu coisa boa”. Este provérbio português resume bem a experiência de viver e estudar nesta cidade.

Cidade vibrante, Lisboa é conhecida por sua luz extraordinária, por sua história, cultura e tradição que se mantêm vivos até os dias de hoje. Basta apenas alguns passeios pelos bairros antigos da Baixa, Alfama e Castelo e miradouros para respirar um pouco da história local.

São diversas opções culturais que a cidade oferece. Desde festivais, até cinemas, feiras e eventos diversos. Ao todo, Lisboa conta com mais de 75 museus, centros culturais e galerias de arte, com exposições de arte antiga, moderna e contemporânea para um entretenimento cultural completo.

A proximidade com belas praias, como a de São Pedro do Estoril e a praia de Caparica, por exemplo, também é um ponto que atrai muitos turistas e estudantes para a região. 

Quem for estudar em Lisboa também terá ótimas opções para curtir a noite lisboeta. Existem ótimos bares, restaurantes e outros locais típicos ligados aos tradicionais bairros da cidade onde é possível assistir a apresentações de Fado, canção popular de Lisboa, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da Humanidade.

Clima

Quando o assunto é clima, Lisboa é considerada uma cidade privilegiada. Viver na região significa apreciar um clima temperado, com temperatura média entre 25°C e 28°C no verão, enquanto no inverno o clima fica mais úmido, quase nunca chegando abaixo de zero.

 

Alimentação

Em Lisboa, existem muitos lugares onde consegue-se comer muito bem gastando entre 5 e 10 euros. Além disso, todos os polos universitários possuem cantinas que oferecem refeições completas (sopa, salada, prato principal e sobremesa) a preços bastante acessíveis, por menos de 5 euros. Para quem prefere preparar as suas próprias refeições, o custo com supermercado também é baixo quando comparado com outros países europeus. 

Não deixe de provar!

Alojamento

Mesmo sendo a capital portuguesa, os custos com moradia para quem for viver e estudar em Lisboa são razoáveis, especialmente se comparado a outras capitais da União Europeia. Porém, comparado com outras cidades portuguesas, o preço do alojamento é bem mais elevado. Além de quartos individuais ou compartilhados, a preços a partir de 350 euros com todos os serviços básicos incluídos (água, eletricidade, gás e internet), também há opções de apartamentos inteiros disponíveis para estudantes.

Transporte

Se comparado aos outros grandes centros urbanos europeus, Lisboa é um dos que oferece meios de transporte mais em conta. Se a intenção for economizar, uma dica é garantir seu passe mensal. Isso porque um passe individual custa em média 1,5 euros, enquanto o passe mensal custa 40 euros para a deslocação na área metropolitana. Você pode usar seu passe em todos os transportes públicos que a cidade oferece como autocarros (ônibus), comboios (trens), elétricos,  metrôs e barcos.

Onde estudar em Lisboa

Lisboa é uma cidade que concentra algumas das melhores Universidades portuguesas. Entre as principais, estão:

Universidade de Lisboa

Clássica e reverente, a Universidade de Lisboa possui uma história que remonta ao ano de 1290, quando foi criada. Contudo, sua concepção atual se deu em 2013, quando a mesma se fundiu à Universidade Técnica de Lisboa, passando então a ser considerada a maior Universidade do país em quantidade de alunos. Atualmente a ULisboa conta com mais de 50 mil estudantes distribuídos em 406 cursos entre Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

Universidade Nova de Lisboa

Inaugurada em 1973, a Universidade Nova de Lisboa conta atualmente com mais de 20 mil alunos distribuídos entre cursos de Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado e Doutoramento. Esta Universidade se destaca principalmente nos cursos nas áreas das Ciências Exatas e Econômicas.

Universidade Lusófona de Lisboa

Esta é uma opção de Universidade privada localizada no centro de Lisboa e oferece um campus com todo aparato técnico e pedagógico para garantir um ensino de qualidade, que alia teoria com investigação. 

A instituição oferece um total de 108 cursos, sendo 48 Licenciaturas, 3 Mestrados Integrados, 49 Mestrados e 8 Doutoramentos. Entre os cursos que a Universidade cobre estão direito, comunicação, engenharias, arquitetura, ciências aeronáuticas e ciências da saúde ao desporto. 

Instituto Politécnico de Lisboa

 Instituição de Ensino Superior público que entrou em funcionamento no ano de 1985 e funciona no modelo de congregação de escolas e institutos superiores. Atualmente, o Instituto Politécnico de Lisboa conta com 6 escolas e 2 institutos, cada um deles dedicando-se às áreas das Artes, sendo elas a dança, música, e teatro e cinema), e as Escolas de Ciências Empresariais, Educação, Comunicação Social, Engenharia, Contabilidade e Administração e Saúde.

O que estudar em Lisboa?

Não deixe de conhecer!

Acredita que estudar em Lisboa é uma boa opção para você? Entre em contato  conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!