LusoBrasilAcadêmico

Évora é um distrito localizado na região central de Portugal, na região do Alentejo, mais próximo ao sudeste do país. A cidade de Évora conta com mais de 49 mil habitantes e é a única cidade portuguesa membro na Rede de Cidades Europeias Mais Antigas. Além de uma história milenar, a cidade de Évora conta com outros atrativos. A vida universitária na cidade é uma delas, por conta da Universidade de Évora. Essa Universidade remonta ao século XVI, quando ainda se chamava Universidade do Espírito Santo. Em 1973 recebeu a alcunha de Instituto Universitário e em 1979, a nomenclatura atual – Universidade de Évora. Além destes aspectos, a cidade conta com outros grandes atrativos. Continue lendo e descubra quais são eles!

Por que estudar em Évora?

O primeiro ponto de destaque do distrito como um todo é a sua história. E a capital Évora é um marco nesse sentido. Desde a época de Vespasiano, imperador do Império Romano, que elevou a região à categoria de município. O nome da cidade, contudo, vem do celta e faz alusão a um tipo de vegetação muito comum na região.

A região é repleta de marcos arquitetônicos de vários períodos, como:

• Sé Catedral de Évora;
• Templo romano de Évora;
• Igreja da Graça;
• Praça do Giraldo;
• Jardins do Palácio de Dom Manuel;
• Rua do Cano. 

O Templo romano é da época da dominação de Roma na região, e tem características clássicas. A Sé de Évora é mais recente, e sua construção remonta aos séculos XIII e XIV e o seu estilo é o gótico. Outro ponto marcante da cidade de Évora é a sua Biblioteca Pública, que conta com um grande acervo e é ideal para quem gosta de literatura e pesquisa. A economia da cidade se baseia principalmente no setor de serviços e a Universidade tem grande peso nesse sentido. Dessa forma, boa parte do distrito e cidade de Évora gira em torno do seu centro de ensino superior. Assim, o distrito se torna um destino muito interessante para quem deseja estudar

Clima

O clima no distrito de Évora é bastante ameno. Assim como no restante de Portugal, o clima sofre muita influência do mar
mediterrâneo. Todavia, por não estar no litoral, também sofre influências continentais.

Assim, a diferença de temperatura se amplia um pouco entre dia e noite, mas nada que torne a vida desconfortável. Além disso, o distrito conta com quatro estações bem definidas. Desse modo, é possível aproveitar o ano inteiro: o calor do verão, o florescer das flores na primavera, o clima nostálgico do outono e o friozinho do inverno.

Alimentação

A culinária de uma região explica a história de um povo. Dessa maneira, a história milenar de Évora acaba refletindo em sua rica gastronomia, uma das mais imaginativas do país. Entre os principais itens utilizados, não faltam peixes. Há também bastante receita com uso de carne de porco e peixes. Outro item muito comum na região são as sopas de receitas centenárias.

Assim como em outras regiões, existem muitos doces típicos, como o Barriga de freira.

Os preços para refeição na cidade não passam dos 10 euros em opções populares. Por outro lado, vale destacar que a Universidade oferece opções bem mais econômicas. Os valores mudam de acordo com as senhas disponibilizadas (aluno com taxa ou aluno sem taxa). Os valores são de 2,55 euros e 2,90 euros, respectivamente. Há também a opção vegetariana, que custa 2,80 euros.

Não deixe de provar!

Açorda Alentejana

Queijada de Requeijão

Migas à Alentejana

Alojamento

A Universidade de Évora disponibiliza uma série de alojamentos por meio dos Serviços de Ação Social. Estes alojamentos se destinam ao alojamento de estudantes matriculados na instituição, priorizando o acesso do alojamento aos alunos bolseiros. Os alojamentos da universidade oferecem um ambiente muito agradável ao estudante, que além de tranquilidade e calma, oferece um local de fácil integração ao meio acadêmico, o que potencializa a vida universitária. Além dessas alternativas, existe a possibilidade de aluguel de quartos em apartamentos compartilhados, algo muito comum nas cidades universitárias portuguesas. A média do aluguel desse tipo de acomodação é de 250 euros. Contudo, é possível encontrar opções um pouco mais baratas — até 200 euros.

Transporte

Para quem deseja fugir das metrópoles portuguesas, o distrito de Évora é uma excelente alternativa. É possível estudar sem as distrações dos grandes centros urbanos. Além disso, a cidade possui uma excelente infraestrutura, especialmente nos transportes. A cidade conta com um excelente programa de transporte público e um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, que incentiva a mobilidade ativa. O passe mensal para uso de transporte público é de apenas 22,50 euros.

Onde estudar em Évora?

A resposta não poderia ser outra senão a Universidade de Évora, que remonta ao século XVI. Desse modo, essa instituição tem
grande tradição. Também tem uma grande diversidade, pois se divide entre as seguintes escolas:

• Escola de Artes;
• Escola de Ciências e Tecnologia;
• Instituto de Investigação e Formação Avançada;
• Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus; • Escola de Ciências Sociais;
• Escola de Ciências e Tecnologia.

Sendo assim, Évora é uma excelente alternativa para quem deseja estudar em Portugal, pois reúne as credenciais da tradição e infraestrutura moderna para garantir qualidade de vida e de ensino. 

O que estudar em Évora?

Não deixe de conhecer!

Fonte da Praça do Giraldo

Jardim Público

Templo Romano

Capela dos Ossos

Acredita que estudar em Évora é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Beja

Portalegre