LusoBrasilAcadêmico

Os Açores são um arquipélago no meio do Oceano Atlântico, a oeste de Portugal continental e também uma região autónoma, que compreende as nove ilhas deste arquipélago. Tem muita relevância histórica para Portugal e resto do mundo.

A partir do século XV as ilhas passaram a ser visitadas continuamente por portugueses, que logo iniciaram uma ocupação na região. Essas viagens marítimas serviram de preparação para as grandes conquistas que ocorreriam tempos
depois.

Por estar a mais de 1500km de distância de Portugal continental, os Açores desenvolveram uma cultura particular, mas autenticamente lusitana. Os açorianos tiveram uma rica contribuição na formação do Brasil, pois boa parte dos cargos da administração pública do Brasil Colônia era ocupada por eles.

A região é dividida em três grupos distintos: ocidental, central e oriental; e conta com três capitais: Ponta Delgada, localizada na ilha de São Miguel (grupo oriental), Angra do Heroísmo, localizada na ilha Terceira e Horta, localizada na ilha do Faial (ambas do grupo central). Além da história e belezas naturais, as diversas oportunidades aos estudantes, disponibilizadas pela Universidade dos Açores (pública), têm atraído estudantes de todo o mundo para os Açores.

Quer conhecer mais sobre este arquipélago e os pontos positivos de o escolher para os estudos? Preparamos esta página para você. Acompanhe!

Por que estudar nos Açores?

Uma das principais dificuldades que estudantes de regiões tropicais enfrentam ao viajar para Portugal para estudar é o choque cultural e a diferença no uso das praias. No entanto, para quem está acostumado a uma cultura tropical, existem algumas alternativas disponíveis em Portugal. E o arquipélago dos Açores é um dos melhores exemplos nesse sentido. Formado por diferentes ilhas, a região conta com inúmeras belezas naturais e uma rica fauna e flora. 

Há uma grande presença de praias, falésias, lagos, montanhas, lagoas e demais elementos naturais marcantes. Dessa forma, existem muitos passeios naturais que o morador dos Açores pode fazer, como visitar os golfinhos do Atlântico, fazer trilhas pela região, além dos banhos em algumas lagoas. As falésias oferecem paisagens únicas aos observadores, o que enriquece as muitas trilhas que existem na localidade. Dos principais locais nesse sentido são a Fajã do Ouvidor e o Miradouro da Vigia da Baleia.

Mas nem só de paisagens naturais vive os Açores. Como já comentamos, a ocupação portuguesa na região soma vários séculos. Esse período de ocupação, aliada ao isolamento em relação a Portugal continental deu origem a uma cultura lusitana única.

Os patrimônios construídos também enriquecem a região, que conta com diversos museus e bibliotecas públicas, isso sem falar dos bares, casas de entretenimento, restaurantes, pubs e outros estabelecimentos que servem tanto à população local quanto à grande quantidade de turistas que chegam de Portugal continental e de toda a Europa.

Por fim, não poderíamos deixar de citar a excelente infraestrutura urbana presente nas principais cidades da Região Autónoma dos Açores, que confere à população local excelente qualidade de vida.

Clima

O clima é o mesmo em todas as cidades e ilhas pertencentes ao arquipélago: temperado oceânico. Desse jeito, apresenta características como baixa amplitude térmica e alta umidade. As temperaturas não oscilam muito. No inverno, as temperaturas médias são de 12º C a 17º C e no verão de 19º C a 25º C.

Alimentação

Como o arquipélago está localizado no meio do oceano Atlântico, é natural que boa parte da gastronomia da região seja desenvolvida utilizando peixes de água salgada e frutos do mar. Chicharros, cavala, atum, lagostas e caranguejos são alguns dos itens mais comuns presentes nos pratos da região. A alimentação apresenta excelente custo benefício. Uma refeição num restaurante simples pode sair por menos de 7 euros. Nos refeitórios da Universidade dos Açores, o valor é ainda mais baixo: 2,76 euros por uma refeição completa, composta por pão, salada, sopa, prato principal, bebida e sobremesa ou fruta. 

Não deixe de provar!

Bife de Atum

Polvo guisado à moda dos Açores

Pudim de Feijão

Alojamento

Ao procurar por alojamento nos Açores, dê preferência para as cidades de Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, pois estas possuem prédios da Universidade dos Açores em suas respectivas ilhas, Terceira e São Miguel. O valor individual para uma vaga em quarto duplo é de 128 euros, e de 170 euros em quarto individual. É aberta também a possibilidade de procurar por um quarto em apartamento compartilhado nas cidades. O preço costuma variar entre 200 euros e 300 euros, com todas as despesas de água, gás, eletricidade e internet incluídas.

Transporte

Os Açores têm um excelente sistema de transporte público por um ótimo preço, especialmente para estudantes: 10
euros é o valor do passe mensal para estudantes. Atenção: escolha a cidade onde morar de acordo com a localidade do seu prédio, a fim de evitar gastos e longos trajetos.

Onde estudar nos Açores?

A opção de estabelecimento de ensino superior no arquipélago é a Universidade dos Açores, sendo uma instituição pública. Foi fundada nos anos 1970 e logo se tornou uma referência de ensino para todo Portugal. Segundo o Ranking Web Of Universities, a instituição está em 14º lugar entre as instituições portuguesas.

A Universidade se divide em vários núcleos:

Escola Superior de Saúde – Pólo de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo;
Escola Superior de Tecnologias – Pólo de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo; Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) – Ilha do Faial (cidade de Horta);
Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente, Ilha de São Miguel (Ponta Delgada);
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Ilha de São Miguel (Ponta Delgada);
Faculdade de Economia e Gestão, Ilha de São Miguel (Ponta Delgada);
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Ilha de São Miguel (Ponta Delgada) e Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente, Ilha Terceira (Angra do Heroísmo).

O que estudar nos Açores?

Não deixe de conhecer!

Caldeiras das Furnas

Miradouro da Boca do Inferno

Miradouro da Vista do Rei

Sé Catedral da Angra do Heroismo

Acredita que estudar nos Açores é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Faro

Ilha da Madeira