LusoBrasilAcadêmico

Com 64 mil habitantes e situada na região sul do país e a 280 km de Lisboa, Faro representa um dos principais destinos para quem deseja estudar em Portugal. 

A cidade alberga a Universidade do Algarve (UAlg), que é a instituição de ensino superior mais importante do sul de Portugal e também considerada uma das melhores do mundo, segundo o Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2020.

Mas não é apenas o acesso à Instituição de Ensino Superior que atrai vários estudantes e profissionais para viver em Faro. Conheça um pouco mais sobre Faro e veja por que viver e estudar nesta cidade portuguesa é uma ótima opção! 

Por que estudar em Faro?

Faro é uma região que vem se mostrando um ótimo lugar não só para quem deseja obter uma formação acadêmica, mas também para aqueles que buscam uma oportunidade de iniciar a carreira profissional. A cidade está entre as top 10 melhores para se investir em negócios pela Portugal City Brand Ranking de 2021, ocupando o 1º lugar no ranking regional e o 9º lugar no ranking nacional. Com isso, várias empresas buscam um espaço para se consolidar em Faro, o que vem gerando mais oportunidades de emprego e desenvolvimento local. Quanto ao aspecto cultural, também não há o que reclamar. Por toda cidade existem museus e diversas construções arquitetônicas que mesclam características barrocas, góticas e renascentistas como a Igreja da Sé, construída em 1251 e que oferece uma vista belíssima de cima da sua torre medieval. Também é possível se deparar com o belo Museu Municipal de Faro, outra referência na cidade.

Para quem adora um contato com a natureza, a região, que é banhada pela Ria Formosa, é considerada Reserva Natural desde 1978. No entorno é possível apreciar belas ilhas como a Ilha Deserta que possui 9 km de costa com águas cristalinas, ou então a Ilha da Culatra formada por dunas de areia por toda a costa. A vida noturna em Faro também é bastante convidativa. Há várias opções de bares, tascas (botecos) à moda antiga, restaurantes e pubs para todos os gostos e bolsos.

Por ser uma cidade turística, o custo de vida em Faro fica um pouco próximo ao de quem vive em cidades como Porto ou Lisboa.

Clima

Em Faro, o clima é quente praticamente o ano inteiro para os padrões europeus. O verão começa dia 21 de junho e vai até 20 de setembro, sendo os meses de julho, agosto e setembro, mas muitas vezes até outubro, os mais quentes, com temperatura superando os 30°C. Mas também as últimas semanas da primavera, durante o mês de junho, já costumam ser bastante agradáveis e quentes.

Portanto, quem aprecia temperaturas elevadas e um clima de verão em boa parte do ano, sem dúvida vai amar esta região de Portugal.

Alimentação

Os custos com alimentação em Faro não costumam ser elevados para estudantes. Isso porque na região é possível encontrar algumas opções de tascas (botecos) e restaurantes com preços mais baratos. Em zonas mais afastadas do centro encontram-se bons pratos por menos de 8 euros. Agora, se a intenção for preparar as próprias refeições, os custos mensais com o supermercado na cidade não chegam a 150 euros. Além disso, como é bastante comum em toda a comunidade universitária, as refeições podem ser feitas em cantinas estudantis por valores simbólicos com refeição completa. 

Não deixe de provar!

Sopa de Lingueirão

Cataplana de pescada,
camarão e ameijoa

Alojamento

As opções de moradia para estudantes em Faro vão desde quartos em residências estudantis a apartamentos inteiros com ou sem quartos compartilhados. Dependendo da opção escolhida, o custo com alojamento pode variar. Mas, no geral, os alojamentos compartilhados são as opções mais em conta. Quartos individuais costumam custar a partir de 230 euros com todos os serviços essenciais, enquanto os quartos partilhados saem por volta de 150 euros. Já apartamentos individuais, tipo kitchenettes, em zonas privilegiadas, os valores iniciam a partir de 450 euros.

Transporte

Uma das vantagens de estudar em Faro é o fato de ter praticamente tudo o que precisa a alguns passos de você. Com isso, se deslocar a pé ou então de bicicleta costuma ser algo comum para os universitários que moram na região. De todo modo, a capital do Algarve é muito bem servida no quesito transporte. A região possui uma vasta rede de opções para locomoção que vão desde minibuses 100% elétricos (ônibus) até linhas de comboios (trens). O valor do bilhete custa em média 1,15 euros para autocarros/minibuses. Contudo, é possível economizar comprando o passe mensal por cerca de 40 euros. 

Onde estudar em Faro?

Para você que deseja estudar em Faro, certamente o seu destino será a Universidade do Algarve. 

Fundada em 1979, essa instituição possui 4 campi sendo que 3 deles se situam nesta cidade. Atualmente, a Universidade conta com mais de 10 mil alunos e oferece cursos como Economia, Comunicação, Engenharias, Turismo, Ciências Sociais e Humanas.

O que estudar em Faro?

Não deixe de conhecer!

Cabo de Santa Maria

Cidade Velha

Feira Artesanal

Palácio de Estoi

Ria Formosa

Acredita que estudar em Faro é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Ilha da Madeira

Açores