LusoBrasilAcadêmico

Considerada uma das cidades universitárias portuguesas mais tradicionais, Coimbra atrai todos os anos milhares de estudantes que buscam por um ensino de excelência, várias opções de moradia, lazer, mais segurança e qualidade de vida. Por estes e outros motivos é que estudar em Coimbra tem sido o desejo de muitos estudantes de várias nacionalidades. 

Conheça agora algumas características e peculiaridades desta cidade portuguesa. E entenda por que estudar em Coimbra vem se tornando uma das opções mais vantajosas para obter uma formação superior. Confira!

Por que estudar em Coimbra?

Principal cidade do centro de Portugal, Coimbra é um destino que abriga universitários do mundo inteiro. Situada a 204 km da capital Lisboa e a poucos minutos de belas praias e portos como da Figueira da Foz e de Aveiro, esta cidade histórica e de espírito jovem possui vários atrativos que tornam a experiência de morar em Coimbra muito mais interessante. Para quem vai estudar em Coimbra, atividades para fazer e lugares para conhecer é o que não faltam. Na cidade acontecem todos os anos vários eventos culturais que vale a pena conhecer, como o “Festival das Artes”, as “Festas da Cidade” e a “Semana Cultural da Universidade de Coimbra”, por exemplo. 

Também é possível se deparar com diversos monumentos de grande representatividade na cidade, como o Mosteiro de SantaClara, a Catedral da Sé Velha e a Biblioteca Joanina, que fica situada no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Construída entre 1717 e 1728, a Biblioteca Joanina é predominantemente barroca, possui mais de 70 mil volumes e é considerada uma das mais belas do mundo. 

Fora isso, também há vários jardins e recintos ao ar livre para quem aprecia um maior contato com a natureza. Existem ainda várias cafeterias, bares, restaurantes, festejos acadêmicos e musicais que tornam as noites em Coimbra muito animadas. Mas não é somente isto que faz desta cidade um bom destino para estudantes. A ótima localização das instituições de ensino superior é outra vantagem que desperta o interesse de quem busca fazer uma licenciatura ou estudos pós-graduados em Coimbra.

Clima

Por estar situada na região central de Portugal, Coimbra oferece um clima mediterrâneo leve e equilibrado em boa parte do ano. No verão, a temperatura fica geralmente na casa dos 23°C, podendo chegar aos 35 °C em alguns momentos do dia. Enquanto isso, no inverno, a média da temperatura fica em torno dos 11 °C.

Alimentação

A média mensal de gastos com alimentação para quem vai estudar em Coimbra é de 170 euros. Esta é uma média considerada baixa em relação a outros países europeus. Agora, para quem deseja reduzir ainda mais os custos com alimentação, uma alternativa é fazer suas refeições principais nas cantinas universitárias, onde o custo com almoço e jantar sai por 2,40 euros por refeição, que é completa, composta de entrada, salada, prato principal e sobremesa! Desse modo, o custo mensal com alimentação ficaria na média de 144 euros entre almoços e jantares.

Não deixe de provar!

Arroz Doce

Sopa Dourada

Chanfana

Alojamento

Outro ponto interessante para quem vai estudar em Coimbra é a diversidade de opções de moradia que a cidade oferece. Nesse quesito, o estudante encontra opções desde kitchenettes até quartos individuais ou compartilhados.
Além disso, também há polos de alojamentos situados próximo às instituições de Ensino Superior.

A escolha sobre onde pretende morar vai depender do quanto o aluno está disposto a gastar com a acomodação.
Morando sozinho em uma kitchenette, por exemplo, o estudante pode gastar mensalmente até 500 euros.
Enquanto isso, o valor cai bastante se o aluno pretender instalar-se em alojamento universitário, com um custo médio mensal 170 euros.
Todavia, é importante ressaltar que, para estudantes internacionais, os alojamentos universitários não são opções muito acessíveis, tendo em vista que para conseguir uma vaga nestas acomodações é preciso concorrer com outros estudantes, incluindo alunos nacionais, que têm prioridade na ocupação. Por outro lado, há boas opções de apartamentos compartilhados com outros estudantes a partir de 250 euros.

Transporte

Os estudantes que optarem por residir em Coimbra gastarão muito pouco com transporte público. Quase tudo nesta cidade pode ser feito a pé ou então de bicicleta. Além disso, o município ainda oferece outras opções em sua rede de transporte, como autocarros (ônibus) e comboios (trens).

O valor do passe para estudantes no transporte público ronda os 15 euros por mês e dá acesso integral à rede.

Onde estudar em Coimbra?

Coimbra é uma cidade portuguesa conhecida como acadêmica por excelência. Saiba porquê. 

Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é sem dúvida uma das referências quando se trata de vida acadêmica no país, sendo classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO juntamente com a cidade de Coimbra. Fundada em 1290, a instituição oferece cerca de 492 cursos, sendo 57 de licenciatura, 133 de mestrado, 75 de doutoramento e 227 cursos não conferentes de grau. 

Com uma infraestrutura completa, a Universidade possui 3 campi, 14 residências universitárias e diversas bibliotecas. Atualmente a Universidade possui mais de 25 mil alunos, sendo que destes 20% são estudantes internacionais oriundos de mais de 100 países. 

Instituto Politécnico de Coimbra

Outra opção interessante para quem deseja estudar em Coimbra é o Instituto Politécnico de Coimbra. Fundado em 1979, esta instituição de ensino conta com 7 escolas e abrange uma grande variedade das áreas de formação que vão desde agricultura e meio ambiente à educação, turismo, comunicação, artes, contabilidade, entre outras.

O que estudar em Coimbra?

Não deixe de conhecer!

Sé Velha

Portugal dos Pequenitos

Biblioteca Joanina

Acredita que estudar em Coimbra é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Aveiro

Viseu