LusoBrasilAcadêmico

Viseu é uma cidade que se encontra no centro de Portugal. Está localizada ao lado da cidade litorânea de Aveiro. É um importante centro regional de Portugal e, também, um importante centro para estudantes do ensino superior, graças ao Instituto Politécnico de Viseu. Atualmente, a Uniranks, que é um dos maiores mecanismos para classificação universitária, aponta o Instituto Politécnico de Viseu como o 4º melhor Instituto Politécnico do país.

 Mas nem só da instituição renomada de ensino vive a cidade. O centro urbano é rico em cultura e vida. Leia este guia que preparamos para você sobre a cidade!

Por que estudar em Viseu?

Viseu fica localizada numa das regiões com maior relevância histórica de todo o país. Suas origens remontam à ocupação romana, pois a cidade está localizada estrategicamente no encontro de várias rotas, que logo foram aproveitadas pelos romanos para construção de suas famosas estradas. 

A Muralha Romana de Viseu é um importante vestígio arqueológico desse período. Para lembrar das origens do sentimento do nacionalismo português, há um monumento de 1910 que enaltece a Figura de Viriato, herói lusitano contra as invasões romanas. A cidade é muito rica em arquitetura, e tem em suas igrejas os exemplares mais ricos, representando diferentes épocas e estilos. 

A Catedral Sé de Viseu é a mais antiga e apresenta o estilo gótico — do período medieval. Sua construção data do século XII. Além desta, temos outras importantes igrejas que representam o período barroco, um dos mais importantes do país: a Igreja da Misericórdia de Viseu. A cidade conta também com uma cultura vibrante, e ocorrem feiras periódicas: todas as terças-feiras e a Feira Franca, que ocorre uma vez ao ano e reúne produtos de todo o país. Nos últimos anos, bares, restaurantes e estabelecimentos voltados ao público jovem surgiram, especialmente pelo número crescente de estudantes na cidade.

Clima

Viseu é uma cidade localizada entre o Centro e o Norte de Portugal. Dessa forma, está cercada por serras. Apresenta um clima mediterrâneo com influência tanto do litoral quanto do continente.
Por conta de sua latitude, apresenta estações bem definidas. Se caracteriza por verão quente e seco, inverno fresco a frio, primavera amena e outono úmido e fresco. As temperaturas na cidade variam de acordo com a estação, mas a média é de 8ºC no inverno; 12ºC no outono; 21ºC no verão e 14ºC na primavera, com temperaturas máximas e mínimas oscilando. 

Ou seja, é uma cidade com temperatura bastante agradável.

Alimentação

Por ser uma região do centro de Portugal, as receitas que utilizam peixes, mariscos e frutos do mar são menores. Por outro lado, há maior presença de carne nas receitas. Algumas técnicas centenárias como o cabrito assado, rojões e chanfana são as mais comuns. Além disso, a cidade se destaca na fabricação de pão, sejam eles feitos de milho, trigo ou centeio. Outro ponto forte da cidade são as confeitarias. A média de gastos para quem deseja fazer supermercado varia de 100 a 130 euros, e é possível encontrar refeições completas por menos de 8 euros.

Não deixe de provar!

Sopa da Beira

Rancho à Moda de Viseu

Alojamento

Assim como é comum em outras instituições de ensino, o Instituto Politécnico de Viseu, por meio de seus serviços de ação social, oferece unidades de alojamento na cidade. Ao todo, o Instituto conta com três alojamentos. Os alojamentos são destinados de forma preferencial para aqueles que se beneficiaram com uma bolsa estudantil oferecida pelo IPV. Mas para quem não tem uma bolsa de estudo ou não deseja contar com a residência universitária, existem outras opções. Para alugar um apartamento de 1 quarto na área central, o gasto gira em torno de 400 euros. Contudo, é possível alugar um quarto mobiliado em apartamento compartilhado. Os valores variam de 150 a 250 euros, geralmente com todos os serviços essenciais incluídos.

Transporte

Assim como outras cidades portuguesas, a cidade de Viseu conta com uma infraestrutura urbana favorável à mobilidade ativa. Isso é, é possível se deslocar com grande facilidade a pé ou com uso de bicicleta, especialmente nos bairros medievais. A cidade não conta com metrô, mas é bem atendida por um bom sistema de transporte público, com ônibus (autocarros) e também pelo funicular (similar a um bonde), utilizado especialmente em regiões íngremes. O bilhete simples de transporte varia de 0,60 a 1,35 euros. O valor mensal é de acordo com as zonas. Para apenas uma zona, 14,80 euros. Para englobar todas as cinco zonas, 28,80 euros.

Onde estudar em Viseu?

O Instituto Politécnico de Viseu é a referência que você deve buscar nesta cidade. Foi fundado ao final da década de 1970 (1979, mais precisamente).
A instituição conta com um grande leque de cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação, licenciatura, Cursos Técnicos Superiores, entre outros.
No total, a Instituição oferece 29 cursos de licenciatura, 29 mestrados, 13 pós-graduações, 6 pós-licenciaturas e 29 CTeSP.

O Instituto se divide entre os seguintes campi:
• Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu;
• Escola Superior de Saúde de Viseu;
• Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego;
• Escola Superior de Educação de Viseu; Escola Superior Agrária de Viseu.

O que estudar em Viseu?

Não deixe de conhecer!

Parque Aquilino Ribeiro

Mata do Fontelo

Sé Catedral de Viseu

Acredita que estudar em Viseu é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Aveiro

Coimbra