LusoBrasilAcadêmico

Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal e é conhecida por abrigar renomadas Universidades. Suas igrejas antigas, bem como os mosteiros belíssimos se misturam a uma arquitetura contemporânea, formando um cenário deslumbrante que atrai milhares de turistas e estudantes para a região. Se ainda não conhece a cidade de Braga, saiba que esta cidade portuguesa tem muito a oferecer. 

Conheça agora um pouco mais sobre Braga e veja o que esta cidade possui que atrai estudantes do mundo inteiro. Confira!

Por que estudar em Braga?

Com pouco mais de 200 mil habitantes, é, simultaneamente, a cidade portuguesa com maior peso da população jovem, e uma das que mais exemplarmente salvaguarda o património construído, nomeadamente o da época barroca. Braga é uma cidade histórica que oferece diversas oportunidades de visitação, como a Sé de Braga, o miradouro do Santuário do Bom Jesus, que é uma obra-prima do barroco nacional, o Castelo de Braga, museus, parques, sítios arqueológicos, igrejas, praias fluviais e tantas outras atrações para quem deseja se divertir.

Para quem busca aprimorar conhecimentos acadêmicos estudando lá, seu sistema de ensino é altamente qualificado, aliado a uma variedade de ofertas de cursos que vêm atraindo cada vez mais estudantes para esse destino.
Fora isso, Braga também é uma cidade tranquila. O centro percorre-se a pé, sem o pesadelo do ruído e da poluição, enquanto, à volta, o grosso do trânsito flui por uma rede de viadutos, túneis e vias rápidas.

Clima

A cidade de Braga é marcada por um verão ameno e seco, com temperaturas máximas que variam entre 26°C e 27°C, e mínimas entre 14°C e 15°C. Durante o outono e o inverno a chuva costuma predominar, e, no inverno, a temperatura fica em torno dos 7°C, podendo alcançar facilmente os 2° C, mas raramente há neve.
Contudo, nas zonas mais levadas da região é possível se deparar com a presença de alguma neve. A primavera também apresenta alguma precipitação, mas costuma ser mais agradável que no outono.

Alimentação

Uma refeição típica do Minho pode ser muito variada e as porções nos restaurantes são tão generosas quanto os locais. Nesta região verde e cheia de tradição se pode comer um delicioso bacalhau minhoto, as famosas papas de sarrabulho e o cozido à portuguesa. Além de legumes e frutas frescas, a terra também dá os ingredientes para a saborosa broa de milho e a couve galega, ingrediente principal do tradicional caldo verde.

Os custos com alimentação em Braga não são tão altos quanto em outras cidades portuguesas, como Lisboa e Porto. De modo geral, uma refeição num restaurante económico custa em torno de 8 ou 9 euros. Mas os estudantes podem fazer a sua alimentação nos refeitórios universitários, que oferecem boas opções de alimentação por um custo bem menor, cerca de 3 euros nas cantinas estudantis dos estabelecimentos públicos de ensino.

Não deixe de provar!


Cabrito assado à moda de Braga

Bacalhau à Narcisa

Pudim Abade de Priscos

Alojamento

A moradia é um dos pontos que costuma oscilar bastante em Braga, onde o preço varia a depender do bairro ou do tipo de moradia escolhido na região. Para quem está indo estudar em Braga, existe a opção de alugar quartos em apartamentos compartilhados a partir de 225 euros. E, em muitos casos, as despesas com os serviços de água, luz, gás e internet já estão inclusas no valor do aluguel. Além disso, também é possível morar em residências universitárias, onde os valores são mais acessíveis, mas é necessário uma candidatura nos gabinetes de apoio social, onde é dada preferência das vagas aos estudantes bolseiros.

Transporte

Quem for estudar em Braga poderá contar com um ótimo sistema de transporte público. O custo com o passe mensal varia entre 7,05 euros para estudantes com até 23 anos para os trajetos de uma coroa, indo até aos 22,50 euros para os outros estudantes, abrangendo duas coroas. Além dos autocarros, em Braga o deslocamento também pode ser feito de comboio (trem) para outras cidades próximas. Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Lisboa são algumas das cidades que se pode visitar indo de comboio com partida de Braga.

Onde estudar no Braga?

Além de todas as condições favoráveis que Braga possui para quem deseja estudar em Portugal, nesta cidade o estudante ainda vai poder contar com ótimas Instituições de Ensino Superior para se graduar ou então fazer uma pós-graduação. Entre as melhores instituições de ensino para estudar em Braga estão a Universidade Católica Portuguesa, que oferece 8 cursos de licenciatura nas áreas das ciências sociais e humanas, 12 mestrados e 4 doutoramentos; e:

Universidade do Minho

A Universidade do Minho é uma instituição de ensino pública que possui 3 campi, estando um deles situado em Braga.

Fundada em 1973, esta Universidade é considerada uma das 8 melhores de Portugal. Ela conta com uma grande oferta de cursos distribuídos entre os graus de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Além disso, a Universidade do Minho também oferece excelentes laboratórios, bibliotecas com mais de 300 mil livros, pavilhões desportivos, refeitórios e tudo mais que um estudante precisa para receber um ensino de qualidade, com conforto e segurança.

O que estudar no Braga?

Não deixe de conhecer!

Jardim da Avenida Central

Jardim de Santa Barbara

Sé de Braga

Acredita que estudar no Braga é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Viana do Castelo

Vila Real