LusoBrasilAcadêmico

Bragança é um distrito localizado ao nordeste de Portugal. Faz fronteira a norte e a leste com a Espanha, a sul com o distrito de Vila Real e a oeste com o distrito de Viseu. Ao todo, o distrito conta com 12 municípios, sendo o maior e mais importante a sua capital, que leva o mesmo nome do distrito.

O nome do distrito e capital é uma homenagem a uma família nobre portuguesa, que permaneceu como família real durante
quase 400 anos (do século XVII até o século XX).

Além da rica história que remonta a período anteriores ao nascimento de Cristo, a região apresenta infraestrutura moderna e diversos aspectos que aumentam a qualidade de vida e oferecem uma série de oportunidades profissionais e também para estudantes.

A instituição de ensino superior que atende toda a região é o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com grande destaque nacional e internacional.
Com o intuito de abordar melhor as vantagens do distrito e levantar as razões para que você opte por Bragança, preparamos esta página. Boa leitura!

Por que estudar em Bragança?

Bragança é conhecida como uma região de estudantes, graças ao IPB. Mas só a excelência do Instituto Politécnico de Bragança não explica porquê tantos estudantes escolhem o distrito como destino para estudar em Portugal.
Ao optar por Bragança, os estudantes levam outros fatores em consideração, como a qualidade de vida, entretenimento e, claro, o baixo custo para a sua manutenção no País.
Assim como outras regiões portuguesas, Bragança tem uma história milenar e uma das mais antigas de Portugal. Os povos celtas estabeleceram uma ocupação na região antes mesmo da ocupação romana.
Na Idade Média, século XII, a região recebe o nome atual de Bragança e logo começa a receber grande destaque local, com a construção de diversas fortalezas, castelos e monumentos religiosos. Muitas dessas edificações podem ser visitadas até os dias atuais, como o Castelo de Bragança, Sé Velha de Bragança, entre outros.

Há também diversas instituições culturais na região. A capital do distrito sedia a maioria delas, como o Museu Militar — situado no castelo de Bragança, Museu do Abade de Baçal, Museu Ferroviário de Bragança, Museu Ibérico da Máscara e do Traje, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Centro de Fotografia Georges Dussaud e o Teatro Municipal de Bragança.

Outras atividades relacionadas ao entretenimento ocorrem em diversos pontos da cidade. Aos finais de semana, por exemplo, o Auditório Paulo Quintela recebe inúmeras exibições cinematográficas. Para quem gosta de fazer compras, o Bragança Shopping é uma alternativa.
Para quem curte natureza e parques, a região dispõe de diversas riquezas naturais e florestas, como o Parque Natural de Montesinho, Quinta da Ferradosa e Aldeia de Rio de Onor.
Por fim, não poderíamos deixar de citar os diversos empreendimentos presentes na região, como bares, restaurantes e demais negócios voltados ao entretenimento, sobretudo para jovens estudantes.

Clima

O clima em Bragança é temperado e apresenta temperaturas amenas durante o ano inteiro. O verão é quente e seco, com temperatura média de 20º C. Em dias soalheiros, a temperatura pode passar de 35º C, mas são alguns poucos dias do verão. Em geral, a temperatura máxima fica um pouco abaixo de 30º C.
No inverno, raramente a temperatura fica abaixo de 0º C, mas se aproximando bastante. A temperatura mínima geral gira em torno de 5º C.

Alimentação

Uma refeição popular em Bragança pode ser consumida por até 6,50 euros. No IPB a refeição é vendida por um preço ainda mais baixo (2,50 euros). Ou seja, os gastos com alimentação que você terá ao estudar na região não serão grandes.

Falando sobre a gastronomia local, podemos afirmar que ela é tradicional, rica e, sobretudo, muito saborosa. As sopas, feijoadas, caldos e os pratos de caprinos são muito apreciados. E isso sem esquecer dos doces típicos de Bragança.

Não deixe de provar!

Feijoada a Transmontana

Cabrito de Montesinho

Alojamento

O alojamento em Bragança é um dos pontos mais vantajosos para quem deseja estudar no IPB. É possível alugar um quarto individual com banheiro privativo por apenas 140 euros. Este preço é realidade tanto para a capital Bragança, quanto para Mirandela, cidades que possuem prédios do IPB.

A instituição ainda oferece alojamento próprio para alunos bolsistas, através de processo seletivo e preços ainda mais competitivos.

Transporte

O transporte público na cidade é gerido pelo Serviço de Transportes Urbanos de Bragança (STUB). Ele organiza e disponibiliza dezesseis linhas no espaço urbano da capital Bragança, além da periferia e outros municípios.

A passagem para andar de ônibus é 2,40 euros, mas é possível fazer um único carregamento mensal por apenas 24 euros.

Também é importante abordar que as cidades do distrito são bastante compactas, com moradia e serviços próximos. Desse modo, boa parte das atividades podem ser desenvolvidas a pé ou com uso da bicicleta.

Onde estudar em Bragança?

A opção de Ensino Superior no distrito de Bragança é o IPB, com prédios localizados tanto na capital quanto no município de Mirandela. Foi criado na década de 1980 e logo ganhou destaque. Segundo o U-Multirank, o IPB é a 5ª melhor instituição de ensino superior portuguesa.

O Instituto Politécnico de Bragança se divide entre os seguintes núcleos: ESA – Escola Superior Agrária, em Bragança, ESE – Escola Superior de Educação, em Bragança, ESTiG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Bragança, ESSa – Escola Superior de Saúde, em Bragança e EsACT – Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, em Mirandela.

Ao todo, o Instituto conta com 43 cursos de licenciatura, 35 cursos de mestrado e dezenas de outros cursos técnicos.

O que estudar em Bragança?

Não deixe de conhecer!

Museu Militar de Bragança

Catedral de Bragança

Acredita que estudar em Bragança é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Viana do Castelo

Vila Real