LusoBrasilAcadêmico

Viana do Castelo é um distrito de Portugal localizado a noroeste do país. Suas limitações geográficas são Espanha, a Norte e Leste; o distrito de Braga, ao sul, e o oceano Atlântico, a leste. A principal cidade do distrito é a sua capital, que
recebe o mesmo nome. Ao todo, 10 municípios compõem o distrito.

Assim como boa parte do país, o distrito apresenta ocupação humana há milhares de anos, mas que este se consolidou apenas no período medieval. Dado isso, boa parte da sua história e arquitetura remonta a esse tempo.

Nos últimos anos, o distrito tem se tornado uma excelente alternativa para quem deseja estudar em Portugal. A primeira razão para tal está na sua instituição de ensino superior, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, que é público.

Outro ponto de destaque do distrito é a sua qualidade de vida. Desde 1999 a sua capital pertence à rede das Cidades Cittaslow, projeto que visa melhorar a qualidade de vida das cidades reduzindo a correria e estresse presente nos centros urbanos. Por conta destes fatores, esta é uma opção que deve ser considerada por você. Falaremos agora sobre o distrito e suas oportunidades!

Por que estudar em Viana do Castelo?

Quem pensa em estudar na Europa, geralmente pensa na qualidade de vida que essa decisão proporcionará à sua vivência. Por isso, Viana do Castelo é uma excelente alternativa, pois integra um programa internacional que visa a melhora progressiva de ações para o bem-estar no meio urbano, o já citado “Cidades Cittaslow”.

A história do distrito também se torna um atrativo interessante, tanto para quem almeja conhecer a região, quanto para quem deseja morar e estudar. A ocupação se consolidou a partir do século XIII, quando a então Viana se tornou um importante entreposto comercial.

Dessa forma, você pode compreender a importância geográfica do distrito, que está localizado entre importantes rotas daquela região entre Portugal e Espanha, onde muitas mercadorias atravessam-na para chegar ao oceano Atlântico e, então, ganhar o mundo.

Essa informação é essencial pois muitas pessoas têm uma visão equivocada sobre Viana do Castelo — o distrito possui cerca de 250 mil habitantes, e a capital 85 mil habitantes.
Apesar de não ser tão populosa quanto outros pólos metropolitanos mais conhecidos, como Porto e Lisboa, a cidade tem grande fluxo de mercadoria e pessoas. Portanto, reúne características que tornam o ambiente ideal para quem é estudante e é jovem.

Não poderíamos deixar de falar também sobre a rica arquitetura local, com construções que apresentam abundantes contribuições da Idade Média, como o Santuário do Sagrado Coração de Jesus – Monte de Santa Luzia, o Forte de Santiago da Barra, o Castelo de Portuzelo, entre outros.

Apresenta também exemplos de outros expoentes de estilos arquitetônicos, como o Barroco e construções contemporâneas, que mostram que o distrito está aberto às inovações do novo tempo, como a Ponte Eiffel.
Conta com uma excelente infraestrutura, com bibliotecas públicas, teatros, cinemas, bares e demais empreendimentos de entretenimento. Ocorrem diversos eventos festivos tradicionais, iniciados no mês de março, sendo a mais conhecida a “Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia”, que atrai visitantes de toda a região.

Clima

O clima em Viana do Castelo é bastante agradável, com verões secos, mas dos mais chuvosos de Portugal, e inverno ameno. As temperaturas raramente passam de 30º C e quase nunca chegam a 0º C. Ou seja, o distrito é ideal para quem tem problemas com altas e baixas temperaturas.

Alimentação

Assim como o restante do país, o bacalhau é figurinha marcada na gastronomia de Viana do Castelo. No entanto, há uma relação mais profunda com esse peixe de águas frias: foi da região que os pescadores portugueses começaram a partir em busca dessa iguaria.
Isto é, no começo, todo o bacalhau consumido no país passava pelos portos da região, de maneira que há uma relação profunda desse peixe com o local. Mas nem só de bacalhau vive Viana do Castelo.
Pratos derivados de carne, sobremesas típicas e vinhos também são excelentes alternativas para quem decide visitar ou morar na região.
Além do sabor, os preços são bastante chamativos. Num restaurante popular, é possível encontrar refeições por até 5,50 euros. Esse valor é ainda menor na cantina para estudantes do IPVC (menos de 3 euros para refeições completas).

Não deixe de provar!

Bacalhau à Viana

Cabrito à Serra d’Arga

Torta de Viana

Alojamento

Um dos pontos mais importantes para quem deseja estudar em Portugal é a questão do alojamento. Por isso, devem ser consideradas todas as alternativas. O Instituto Politécnico de Viana do Castelo oferece parcerias para alojamentos e residências próprias.

As residências são ofertadas por meio de processo interno, dando preferência aos bolsistas. As parcerias oferecem redução no valor da estadia, com preços que variam de 160 euros a 220 euros.

Existe a alternativa de alugar quarto em apartamento compartilhado com todas as despesas incluídas por valores entre 200 euros e 250 euros.

Transporte

O Distrito oferece uma boa infraestrutura de transportes e, tudo isso, aliado a um preço competitivo. O passe mensal é de 35 euros e a passagem única, só de ida, 1,48 euro.

Vale destacar que apesar do preço baixo dos transportes, nem sempre será necessário utilizar um ônibus para chegar ao seu destino final, visto que a cidade é bastante compacta e é possível fazer grande parte das atividades a pé.

Onde estudar em Viana do Castelo?

Viana do Castelo apresenta uma grande instituição de ensino superior pública (Instituto Politécnico de Viana do Castelo – IPVC).
O IPVC começou sua atuação nos anos 1980 e hoje se divide em diversos campi:

· Escola Superior Agrária;
· Escola Superior de Ciências Empresariais;
· Escola Superior de Desporto e Lazer;
· Escola Superior de Educação;
· Escola Superior de Saúde;
· Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O Instituto conta com excelente reputação nacional e internacional, estando em 6.ª posição de excelência entre os institutos politécnicos, segundo o ranking feito pela Webometrics, e ainda conta com mais de 24 licenciaturas, 33 mestrados e 14 pós-graduações.

O que estudar em Viana do Castelo?

Não deixe de conhecer!

Praia do Cabedeleo

Fundação Gil Eanes

Fonte Santiago da Barra

Acredita que estudar em Viana do Castelo é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Porto

Vila Real