LusoBrasilAcadêmico

Vila Real é um distrito localizado ao norte de Portugal. Se limita ao norte com a Espanha, a leste com o distrito de Bragança, a sul com o distrito de Viseu e a oeste com o distrito de Porto.

Logo, está localizada numa região de transição entre vários centros importantes, sendo a região do Porto o maior deles. A região se desenvolveu, portanto, por conta da sua posição estratégica.

A cidade mais importante do distrito é a capital de mesmo nome, mas o distrito conta com outros catorze municípios.
Tem atualmente 185 mil habitantes e estão sendo feitos diversos incentivos de políticas públicas para atrair novos moradores.

Localizada num planalto, a região apresenta uma média de altitude de 450 metros e dispõe de diversos patrimônios naturais. Há também a presença de serras.

Além desses fatores, o distrito se destaca por abrigar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), renomada referência do ensino público a nível superior.

Para abordar as vantagens de estudar em Vila Real, assim como levar informações pertinentes para quem deseja fazê-lo, elaboramos este conteúdo abordando as principais informações necessárias. Acompanhe!

Por que estudar em Vila Real?

Quando se fala em Europa, muitos imaginam logo antigas construções e cidades milenares. Belezas naturais são colocadas em segundo plano. No entanto, existem diversos patrimônios preservados na Europa, e alguns deles estão em Portugal.
No distrito de Vila Real existem dois importantes rios para a Região:
Corgo e Cabril. Na confluência destes rios, se encontra a Escarpa do Corgo, uma linda paisagem natural que reúne os rios e as serras do Alvão e Marão, e o próprio planalto no qual o distrito se localiza.

O início de uma ocupação consolidada na região se deu ainda no período do Império Romano, mas a região sofreu com o esvaziamento durante as invasões bárbaras e muçulmanas. A partir do Século XIII, a região voltou a ganhar destaque e recebeu incentivos para ser novamente povoada.

A cidade de Vila Real se destaca por grandes construções, o que a fez receber a alcunha de Corte de Trás-os-Montes.
Essas suntuosas edificações se fazem presentes também no restante do distrito.
Elas são remanescentes do período em que muitos nobres da Casa dos Marqueses de Vila Real se fixaram na região.
Entre as principais construções, destaca-se o Santuário Rupestre de Panóias, do século III, no vale das nogueiras.
Entre as construções, destacamos a Fundação da Casa de Mateus (e seus jardins), a Torre de Quintella, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, o Teatro de Vila Real, o Complexo Recreativo de Codessais, o Kartódromo AMF de Vila Real, o Parque Corgo e o Centro Comercial Nosso Shopping.

Portanto, a infraestrutura da cidade não se restringe a uma ou outra edificação para turista ver, mas edificações que servem de forma efetiva à população, como parques, praças, jardins e centros de compra.

Além do mais, a região conta com cinemas, bares, teatros, bibliotecas e demais empreendimentos de entretenimento, ideal para jovens estudantes. Ocorrem eventos culturais durante todo o ano, como a Semana do Calouro da UTAD, entre outubro e novembro.

Clima

O clima no distrito é ameno e o inverno é mais rigoroso que em outras regiões mais litorâneas, sobretudo pela presença das serras. Dessa forma, a temperatura pode cair abaixo de 0º C algumas vezes durante o inverno, mas a precipitação de neve é rara. O verão costuma ser moderadamente quente, mas com temperaturas raramente passando dos 30º C.

Alimentação

A região dispõe tanto de peixes quanto de carnes de bovinos e caprinos, todavia, recebe destaque mesmo por conta de
seus doces, como as “Cristas de Galo”, que já recebeu diversas premiações

Não deixe de provar!

Pitos de Santa Luzia

Cristas de Galo

Vitela Assada

Os custos com alimentação nas cidades também são bastante baratos, sobretudo na UTAD. Em um restaurante na cidade, o custo costuma girar em torno de 8 euros. Na Universidade, esse custo é de menos de 3 euros.

Alojamento

A UTAD oferece alojamento com preferência para aqueles que receberam bolsa de estudos. Os custos dos alojamentos variam de 75 euros a 85 euros para os alunos bolseiros. Os bolseiros recebem um acréscimo de mais de 70 euros em seus recursos para pagamento do alojamento.
Há também a opção de alugar quartos em apartamentos compartilhados na cidade de Vila Real. A média do aluguel gira em torno de 160 euros a 220 euros.

Transporte

A cidade de Vila Real apresenta boa relação entre os usos de suas edificações, de modo que a moradia se encontra perto dos serviços. Assim, boa parte das atividades pode ser feita a pé.
Quanto aos custos com transporte público, não há grande problema. A rede pública é muito boa e com apenas 22 euros você obtém um passe mensal para utilizá-lo.

Onde estudar em Vila Real?

Sem dúvidas, você deve procurar a UTAD. Esta instituição foi inaugurada em 1973, ainda como Instituto Politécnico de Vila Real. Contudo, em 1979, mudou para Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em 1986, recebe o reconhecimento como Universidade e se torna a UTAD tal como se conhece hoje em dia.

A Universidade possui diversos edifícios divididos nos seguintes campi:
· Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias;
· Escola de Ciências Humanas e Sociais;
· Escola de Ciências e Tecnologia;
· Escola de Ciências da Vida e do Ambiente.

Conta ao todo com 111 cursos, 36 licenciaturas e mestrados integrados, 7 pós-graduações , 46 mestrados, 22 cursos de doutoramento.

o que estudar em Vila Real?

Não deixe de conhecer!

Fundação da Casa de Mateus

Parque do Corgo

Acredita que estudar em Vila Real é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Braga

Viana do Castelo