LusoBrasilAcadêmico

Portugal tem se tornado um destino muito cobiçado por estudantes de diversos países, incluindo o Brasil. O que mais tem atraído as pessoas que buscam educação em outro país são fatores como qualidade educacional e o baixo custo de
vida, comparado a outros países desenvolvidos.
Uma das cidades que se destaca entre as alternativas é a cidade de Leiria, situada geograficamente entre Lisboa e Coimbra.
A cidade conta com mais de 120 mil habitantes e é um centro importante no país. Envolve tanto a tradição secular de Portugal quanto apresenta ao mundo uma faceta do país que 
A educação não está restrita aos grandes centros e universidades tradicionais. Diversas outras cidades apresentam opções que vale a pena considerar, como é o caso da cidade de Leiria.

A cidade abriga uma grande instituição de ensino: o Instituto Politécnico de Leiria e as suas Escolas Superiores.

 

Dessa forma, abordamos alguns dos principais pontos da cidade e porquê ela deve ser escolhida.

Por que estudar em Leiria?

A educação não está restrita aos grandes centros e universidades tradicionais. Diversas outras cidades apresentam opções que vale a pena considerar, como é o caso da cidade de Leiria.

A cidade apresenta excelentes aspectos relacionados à cultura e urbanidade. Une valores que estão associados tanto à cultura secular do país, quanto a um país que, desde a segunda metade do século XX, busca se modernizar.

O castelo de Leiria é o monumento mais imponente e importante da cidade, um legado do período medieval. Além de ser um legado importante para a cidade, o Castelo é palco de diversos eventos culturais, que expõem música, artes visuais, artesanato, entre outros aspectos.


Para quem é fã de esportes, a cidade é também um excelente destino. A cidade foi sede da Euro em 2004 e conta com o Estádio Estádio Dr. Magalhães Pessoa, da União Desportiva de Leiria. Isso sem contar, é claro, com o Instituto Politécnico, referência em ensino superior.

Clima

A cidade está localizada próxima à Costa Oeste. Desse modo, apresenta um clima mediterrânico, com influência do oceano.
Assim, a cidade se beneficia da grande amplitude térmica que o oceano proporciona ao local — dia e noite apresentam temperaturas semelhantes.
Por outro lado, a cidade conta com estações bem definidas por conta de sua latitude. Apresenta verões quentes e úmidos e invernos frios. No verão, as temperaturas médias variam de 15ºC a 27ºC, enquanto no inverno são de 7ºC a 15ºC.
Na primavera, a temperatura média varia entre 11ºC a 20ºC e no outono, 12°C a 21ºC.

Alimentação

Como ocorre com o restante do país, a alimentação segue um padrão do mediterrâneo: muitas frutas, legumes e verduras e frutos do mar. Além disso, assim como no restante do país, a alimentação não tem um custo elevado.


Existem diversas opções de bares, restaurantes e tascas (botecos). É possível encontrar uma boa refeição por até 8 euros.
Para quem deseja conhecer a culinária local, destacamos que esta gastronomia é muito criativa e conta com receitas inusitadas.
Conta com muitos frutos do mar, sopas de mariscos, caldeiras de peixe, grelhados e, claro, o bacalhau!

Não deixe de provar!

Guisado com Carne de Carneiro

Feijoada de Chocos
(tipo de molusco)

Arroz de Tortulhos
(tipo de cogumelo)

Alojamento

Os centros de ensino oferecem alojamentos próprios, como é o caso do Instituto Politécnico. Contudo, existem outras opções na cidade, que vão desde quartos inteiros, quartos compartilhados ou mesmo moradias inteiras. Para obter o alojamento pelas instituições universitárias, é necessário ter acesso a uma bolsa concedida.

Para quem não tem bolsa ou mesmo não deseja o alojamento oferecido pela instituição, a alternativa é buscar outras formas de acomodação. A boa notícia é que esse custo não sairá caro, pois a cidade tem diversas alternativas bem em conta.
Desse modo, é possível encontrar apartamentos de um quarto por apenas 380 Euros. Caso você queira outras opções mais em conta, há quartos individuais em apartamentos compartilhados por valores que se iniciam nos 250 euros.

Transporte

Uma grande vantagem da cidade de Leiria, assim como boa parte das cidades portuguesas, é ter tudo que você precisa por perto: educação, moradia, lazer, serviços, etc. Dessa forma, universitários podem se deslocar a pé ou de bicicleta pela cidade.

Mas essa alternativa não significa que você é obrigado a usá-la. Existe uma boa rede de transporte público na cidade. Além de eficiente, o transporte na cidade de Leiria é mais barato que em outras regiões. O valor mensal é de 18,10 euros — e o bilhete único diário, 1,35 euros

Onde estudar em Leiria?

Como adiantamos anteriormente, a principal instituição de ensino da cidade é o Instituto Politécnico de Leiria, uma instituição pública de ensino superior. Apesar de ser uma instituição recente para os parâmetros portugueses, o IPL já tem mais de 40 anos.
É dividido em cinco escolas superiores:

· ESSLei –Escola Superior de Saúde;
· ESECS – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais;
· ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
· ESAD. CR – Escola Superior de Artes e Design;
· Peniche ESTM – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.

Vale destacar que as três primeiras escolas citadas estão situadas na cidade de Leiria, enquanto a Escola Superior de Artes e Design e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar estão localizadas em Caldas da Rainha e Peniche (53 km e 85 km de distância, respectivamente, de Leiria). Ambas as localidades estão situadas na grande região de Leiria.

O que estudar em Leiria?

Não deixe de conhecer!

Moinho do Papel

Sé de Leiria

Castelo de Leiria

Acredita que estudar em Leiria é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Santarém

Lisboa