LusoBrasilAcadêmico

Santarém é um distrito de Portugal que comporta duas importantes cidades: Santarém e Tomar. O distrito está localizado ao centro do país e, desse modo, é uma região com grande relevância.
Atualmente, o distrito conta com mais de 400 mil habitantes. Tem se tornado um destino muito procurado por estudantes que desejam fazer ensino superior em Portugal por conta de suas importantes instituições de ensino: Instituto Politécnico de Santarém, na cidade de Santarém, o Instituto Politécnico de Tomar, na cidade de Tomar – ambos públicos – e o Instituto Superior de Línguas e Administração de Santarém, privado.

Mas além dessas renomadas instituições de ensino, o distrito de Santarém oferece diversos atrativos para quem deseja estudar na região. Venha saber quais são eles!

 

Por que estudar em Santarém?

Portugal possui cidades incríveis como Porto e Lisboa. No entanto, existem outras localidades que vale a pena considerar ao escolher um lugar para estudar em Portugal, e o distrito de Santarém é certamente um deles.
E, começando pelos atrativos, não poderíamos deixar de mencionar a sua arquitetura. A cidade de Santarém é conhecida como “Capital do Gótico”, o que demonstra o rico acervo desse estilo medieval na região.

Entre os principais patrimônios da cidade, destacam-se:

· Sé Catedral de Santarém;
· Alcáçova e Muralhas da cidade;
· Torre das Cabaças;
· Fonte das Figueiras;
· Templo romano;
· E muito mais.

A vida noturna no distrito tem crescido nos últimos anos. Diversos estabelecimentos foram criados para esta finalidade devido ao crescente aumento da população universitária.

Já a cidade de Tomar está localizada a 68km da cidade de Santarém. Entre os atrativos da cidade, destacam-se os
diversos museus, como:

· Museu Fernando Lopes-Graça.;
· Museu luso-hebraico Abraão Zacuto (sinagoga);
· Museu Municipal – Núcleo de Arte Contemporânea;
· Museu dos Fósforos.

Conta também com o Cine-Teatro Paraíso. Dessa forma, para quem gosta de passeios culturais, a cidade é uma excelente pedida.
Quanto aos festejos, a cidade de Tomar apresenta a Feira de Santa Iria, em honra à padroeira de Tomar e o Círio de Nossa Senhora da Piedade.
Outra festa muito tradicional é a Festa dos Tabuleiros, que ocorre a cada 4 anos, no início do mês de julho. Suas origens remontam ao domínio romano.

Clima

O clima no distrito é ameno e mediterrânico. Todavia, apresenta influências tanto do continente quanto do oceano, ao contrário das cidades litorâneas que são mais influenciadas pela proximidade ao mar.
Dessa maneira, a diferença de temperatura entre dia e noite é um pouco mais elevada, mas nada que leve a um frio exacerbado ou grandes ondas de calor. A região apresenta as quatro estações bem definidas.

Alimentação

Assim como boa parte de Portugal, a gastronomia de Santarém é rica em peixe e frutos do mar. O bacalhau, um dos símbolos do país, também está presente na alimentação da região. Além disso, a carne de porco é um prato recorrente.
A doçaria também é um forte do distrito, que possui diversos doces tradicionais.

Uma boa forma de provar quase todos os pratos tradicionais é no Festival Nacional de Gastronomia, que ocorre todos os anos na cidade. Esse evento atrai pessoas de todo o mundo que desejam apreciar tanto as delícias da cidade, como da culinária portuguesa em geral.
Há a opção de fazer refeições baratas nas universidades. O valor está em 2,76 euros.

Não deixe de provar!

Açorda de Sável

Queijinhos do céu (doce)

Alojamento

O distrito dispõe de uma grande oferta de quartos para alugar. Em geral, os preços se encontram na faixa dos 200 euros, mas é possível encontrar preços menores de até 150 euros.

Ademais, é possível solicitar alojamento nas instituições de ensino. O Politécnico de Santarém prioriza seus alunos bolseiros para concorrer a uma das vagas.

O Instituto Politécnico de Tomar também oferece alojamentos. É necessário se candidatar de forma prévia para eles.

Transporte

Assim como boa parte das cidades portuguesas, o tipo de ocupação urbana nas cidades de Santarém e Tomar é muito propícia para a mobilidade ativa. Dessa forma, boa parte das atividades podem ser feitas a pé.

Vale relembrar que a distância entre as cidades é de 68 km. Para quem quiser visitar tanto uma quanto outra cidade, o custo do transporte entre elas é de 6,83 euros.

Onde estudar em Setúbal?

No Instituto Politécnico de Santarém, as opções são:

• Escola Superior Agrária de Santarém, em Santarém;
• Escola Superior de Desporto de Rio Maior, em Rio Maior;
• Escola Superior de Saúde de Santarém, em Santarém;
• Escola Superior de Educação de Santarém, em Santarém;
• Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém, em Santarém
.

Vale destacar que a cidade de Rio Maior está a apenas 32 km da cidade de Santarém e 83 km da cidade de Tomar.
Já o Instituto Superior de Línguas e Administração se divide em dois prédios:

Edifício Antigo Hospital;
• Edifício CTT

Por fim, temos o Instituto Politécnico de Tomar, que compreende:

Escola Superior de Gestão de Tomar e da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, localizadas na cidade de Tomar;
• Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, localizada na cidade de Abrantes.

A cidade de Abrantes está a 43 km da cidade de Tomar e 78 km da cidade de Santarém.

O que estudar em Santarém?

Não deixe de conhecer!

jardim das Portas do Sol

Convento de Cristo - Tomar

Parque do Mouchão

Acredita que estudar em Santarém é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Lisboa

Setúbal