LusoBrasilAcadêmico

Setúbal é um distrito localizado na Região Metropolitana da capital Lisboa. Tem uma população de mais de 100 mil habitantes e nas últimas décadas tem se tornado uma
referência em educação a nível superior.
Entre as instituições de ensino do distrito que proporcionaram esse reconhecimento, destacamos o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), pertencente ao sistema público de ensino, e a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, da rede privada.

Além dessas instituições, o distrito dispõe de muitos atrativos que fazem desta região uma excelente escolha para quem deseja estudar em Portugal. Ficou curioso para saber que atrativos são esses? Então leia este guia!

Por que estudar em Setúbal?

Setúbal é uma cidade pertencente ao distrito de mesmo nome, Setúbal, de pouco mais de 100 mil habitantes, o que pode parecer pouco. Todavia, é importante lembrar que a cidade está inserida no contexto da região metropolitana de Lisboa, um dos maiores centros urbanos da Europa continental ocidental. Dessa forma, dispõe de uma grande infraestrutura física e variedade de serviços — o que inclui educação.
A cidade é carregada de história, sendo um dos marcos da reconquista cristã ante a invasão moura no país. Os bairros mais tradicionais da cidade são o bairro do Troino, Santos Nicolau e Fontainhas.
As principais atrações turísticas do distrito são as belíssimas praias na península de Tróia, as ruínas romanas e os passeios de barco pelo mediterrâneo. Além disso, o distrito conta com uma série de museus.
O Instituto Politécnico de Setúbal fica localizado a 50 km de Lisboa, enquanto a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz, localizada na cidade da Costa da Caparica — a apenas 5km.
Estas cidades estão separadas pela Serra da Arrábida, uma grande atração local pela sua exuberante fauna, flora e praias.
Assim sendo, o distrito de Setúbal se torna uma excelente solução para quem deseja viver próximo a uma metrópole – Lisboa, mas evitar, ao mesmo tempo, o alto custo de vida

Clima

O clima em ambas as cidades é mediterrânico com forte influência do mar mediterrâneo e oceano atlântico. Dessa forma, há uma grande amplitude térmica na região, o que impede uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite.
Além disso, o clima da região é temperado e apresenta as quatro estações bem definidas. A média de temperatura é semelhante à da capital Lisboa.

Dessa forma, apresenta um dos climas mais amenos de toda a Europa. O verão é geralmente quente e seco, com temperaturas que variam de 16ºC a 35ºC. A primavera é fresca e quente, com temperaturas que variam de 8ºC a 26ºC.
O inverno é chuvoso e fresco, com temperaturas que variam entre 8ºC e 12ºC em média. O outono é ameno e instável, com temperaturas que variam entre 12ºC a 27ºC

Alimentação

A alimentação e gastronomia no distrito de Setúbal está diretamente ligada ao envolvimento histórico da população com o estuário do rio Sado, na cidade de Setúbal, e pela zona litorânea, na Costa da Caparica. Sendo assim, a culinária local utiliza muito os pratos à base de peixe, frutos do mar e mariscos.
Além disso, o distrito se destaca na produção de frutos, queijos, vinho moscatel e licores, além de uma doçaria tradicional típica da região. É possível encontrar um bom prato completo nestas cidades por menos de 9 euros.

Não deixe de provar!

Salmonete grelhado temperado com
molho feito do fígado do peixe

Chocos Fritos de Setúbal

Alojamento

Os alojamentos podem ser solicitados nas instituições de ensino. O Instituto Politécnico de Setúbal, desde 2014, possui alojamentos no Parque Industrial do Barreiro, que conta com quartos individuais, banheiro completo, cozinha equipada, mesa para refeições e outras comodidades.
Vale destacar que para conseguir o alojamento, é necessário se candidatar e pagar uma mensalidade mensal de 128,5 euros.
A cooperativa Egas Moniz, por seu lado, também oferece aos seus alunos a possibilidade de alojamento no campus, cujos valores devem rondar os 300 euros por mês.

Para quem não deseja a opção de residência estudantil, é possível alugar uma moradia em ambas as cidades. Dê preferência aos bairros do Centro Histórico, Saboaria, Salgado e Monte Belo.

Os valores de acomodação variam entre 440 euros por um apartamento com 1 quarto, 300 euros por um quarto mobiliado em apartamento compartilhado e todos os serviços essenciais incluídos, mas também é possível encontrar quartos por menos de 250 euros.

Transporte

Assim como em outras cidades tradicionais portuguesas, o distrito conta com uma excelente infraestrutura urbana, que beneficia e incentiva a mobilidade ativa (transporte a pé e bicicleta). Para mais, ambas cidades contam com um excelente sistema de transporte público, integrado à região metropolitana de Lisboa.

O bilhete mensal tanto na cidade de Setúbal, quanto na Costa de Caparica custa 40 euros. Já o bilhete individual de comboio (trem) para Lisboa custa 4,55 euros.

Onde estudar em Setúbal?

O distrito de Setúbal dispõe de duas grandes instituições de ensino: o Instituto Politécnico de Setúbal (pública) e a Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz (privada).
O Instituto Politécnico foi criado em 1979 e começou a funcionar em 1981, sendo composto pelas seguintes escolas:

· Escola Superior de Educação (ESE);
· Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal);
· Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE);
· Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro);
· Escola Superior de Saúde (ESS).

A cooperativa Egas Moniz se divide entre duas escolas: O Instituto Universitário Egas Moniz e a Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
O Instituto Universitário Egas Moniz foi fundado no ano de 1987 e conta com mais de 30 cursos entre licenciaturas, mestrados e pós-graduações. Já a Escola Superior de Saúde Egas Moniz foi criada no ano de 1999 e contém diversos cursos mais voltados à área tecnológica da saúde. Vale ressaltar que ambas escolas estão voltadas para o ensino dos seus cursos na área da saúde.

O que estudar em Setúbal?

Não deixe de conhecer!

Praia Tróia Mar

Parque Natural da Arrábida

Cabo Espichel

Acredita que estudar em Setúbal é uma boa opção para você?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Você também poderá ver...

Lisboa

Santarém