LusoBrasilAcadêmico

  1. Home
  2. /
  3. Sobre Portugal

Portugal, ou República Portuguesa é um país soberano localizado no sudoeste da Europa, situado na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92.090 km2, sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. O nome do país provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale.

Fundado em outubro de 1143, o país tem como moeda oficial o Euro desde 1999, quando começou a circular pela então Zona do Euro. 

O país que possui mais de 879 anos desde a sua fundação se destacou no passado pela tecnologia náutica e sua frota marinha, que permitiu a circum-navegação, e, como consequência, Portugal já comandou mais de 14 colônias em quatro continentes, incluindo o Brasil.

Portugal é um país rico em história, culinária, vinhos e costumes. Na culinária portuguesa, se destaca o consumo de peixes, especialmente o famoso Bacalhau, que consumimos no Brasil como tradição de Páscoa.

Portugal também é famoso por suas azeitonas e, consequentemente, pelo rico azeite português, que é um verdadeiro deleite ao paladar. 

Não podemos nos esquecer que o vinho português também é bastante conhecido, sobretudo o Vinho do Porto, que é produzido principalmente pelas uvas “Touriga Nacional”. 

O clima português é de inverno ameno em comparação a outros países da Europa, raramente abaixo dos 5 graus nas principais cidades, com verões quentes e secos, chegando, em média, aos 32 graus.

Os portugueses são descritos como simpáticos e acolhedores, recebem bem todos os visitantes. No geral, possuem um respeito muito grande pelo povo brasileiro que vêm com intenção de respeitar os hábitos, costumes e as leis portuguesas. Grande parte da população fala outros idiomas, como o inglês, o francês e o espanhol.

Além dos bondes, que até hoje você pode encontrar nas cidades, a arquitetura portuguesa também se destaca por construções pitorescas bem características do século passado. Já na arquitetura moderna, Portugal também surpreende, como é o exemplo da Ponte Vasco da Gama em homenagem ao conceituado navegador: é a maior ponte da Europa, que cruza o rio Tejo a norte de Lisboa e tem mais de 12KM de extensão. 

Portugal também se destaca pela sua excelente situação geográfica. Na junção de três continentes – Europa, África e América –, foi desde sempre um ponto central nas mais importantes rotas internacionais desde a era Medieval.

Entre em contato conosco para mais informações!

Dúvidas sobre o que estudar? Clique Aqui.